Ando lendo um livro que ensina algumas técnicas de memorização, e pretendo nesse post explanar algumas das técnicas úteis que aprendi. Ah ia quase me esquecendo, o nome do livro é "Como ter uma Memória Superpoderosa".A idéia central do livro é a seguinte, você deve esquecer de dizer sempre que tem a memória fraca, e passar a dar um crédito maior a ela. Essa é só a idéia principal do livro, onde temos também algumas técnicas para gravar listas, números, nome de pessoas, etc. Dentre as principais técnicas, citarei as duas principais, pois se eu expor o livro todo aqui, num valerá a pena ler.
Técnica 1: Memorização por Ligação
Essa é uma técnica em que se busca memorizar alguma lista de objetos ou qualquer coisa sem determinada ordem. O esquema é o seguinte, para você gravar alguma lista, você deve ligar o primeiro item ao segundo, o segundo ao terceiro e assim sucessivamente.
A maneira exposta no livro, é que você deve montar uma imagem ridícula em sua mente, pois assim você irá memorizar mais fácil. Tendo como exemplo uma lista simples de 3 itens: caneta, balde e livro. Você terá que VIZUALIZAR em sua mente - notem que destaquei bastante o termo vizualizar, pois sem conseguir vizualizar, você não reterá - os dois primeiros objetos. Se fosse eu, veria eu mesmo escrevendo com um balde gigante, ou jogando água no chão com uma caneta. Note que a imagem deve ser ridícula, pois assim você não esquecerá.
Para gravar o próximo item, me veria lendo um balde, ou uma biblioteca de baldes. Sendo que quando você passa para o próximo item você deve se esquecer do primeiro.
Técnica 2: Memorizando números
Essa é mais útil (já ia escrever "útel") para a maioria, pois para se lembrar de números todos temos uma dificuldade, devido o número ser tão abstrato. Antes de ler o livro, eu gravava os número fazendo mini-contas em minha cabeça. Por exeplo, o número 451, eu gravaria pensando 5-4=1 e 4+1=5 - sim eu tirei isso do Tropa de Elite, mas eu realmente uso isso.
O que o livro nos ensina é algo magnífico que eu não sabia que existia. Há várias formas de usar, mas eu apenas direi e que use sua imaginação. O que o autor ensina, é o tal do alfabeto fonético, algo como dar um som para cada número. Você entenderá assim que eu disser o som de cada número.
- T e do D;
- N;
- M;
- R;
- L;
- J ou CH;
- K ou C - o C usado como na palavra cavalo;
- V ou F;
- P ou B.
E pra terminar o 0 que tem o som de S ou C - como na palavra cedro. Assim que aprender todos eles, poderá gravar os números mais facilmente. Por exemplo, suponhamos que devemos memorizar o número 785. Você inventa alguma palavra com esses sons, ou mais de uma se quiser. Eu gravaria esse número com a palavra CaVaLo (número propositalmente escolhido).
Agora é só usar a imaginação. Lembre-se não existe memória fraca, existe memória destreinada.
Agora é só usar a imaginação. Lembre-se não existe memória fraca, existe memória destreinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário